Customizar, adaptar, restaurar, melhorar ou preservar um imóvel. A técnica do Retrofit significa uma oportunidade de atualizar um espaço e trazer vida nova a empreendimentos antigos. O termo de origem inglesa traduz uma tendência mundial com crescente aplicação em grandes centros urbanos, como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e também em SALVADOR, por meio da incorporação de tecnologias inovadoras e da utilização de diferentes materiais.

O resultado final desse movimento é a valorização do projeto.
“O retrofit ideal é aquele que visa transformar o edifício em todos os aspectos: estético, de conforto térmico, acústico e luminoso, de otimização e racionalização do uso da energia elétrica”, afirma o gerente de vendas da PKO do Brasil, Alexandre Toledo. “A metodologia agregada pelos arquitetos especializados para um retrofit completo é um estudo de avaliação pós-ocupação (APO), que mensura, por meio de entrevistas com usuários do edifício e medições de temperatura, os gastos de energia elétrica, a real necessidade de melhoria para que se torne confortável e apresente redução de custos com equipamentos de iluminação e condicionamento de ar, ambos artificiais.”

A renovação com o vidro

Com o desenvolvimento desse cenário, o vidro tem-se tornado protagonista na arte de recuperar fachadas, principalmente pela funcionalidade da matéria-prima e pelo desgaste natural de outros produtos com o passar dos anos. “O uso do vidro nos projetos de retrofit de fachadas contribui para torná-las mais efi cientes e estéticas, em condições de competir com novos empreendimentos. Uma vez que esses imóveis retrofitados atendem as exigências de conforto, economia e racionalidade pode-se, inclusive, solicitar o selo de sustentabilidade”, comenta a arquiteta da Aluparts, Audrey Dias.

catedral_metropolinata_em_brasilia_coberta_por_vidro
Catedral Metropolitana de Brasília (DF)

catedral_metropolinata_em_brasilia_coberta_por_vidro2
As 70 toneladas antigas de vidro incolor do projeto foram recicladas.

fachada_de_vidro_com_esquadrias_de_aluminio_palacio_iguacu2
A nova fachada do Palácio Iguaçu segue o padrão histórico da época, com a exposição das esquadr ias de alumínio, com a diferença de atender as normas atuais dos vidros.

fachada_de_vidro_da_biblioteca_calgary_university1
Fachada da Biblioteca Digital Família Taylor da Universidade de Calgary, no Canadá. Renovação envolveu aplicação de aço inoxidável evidro, favorecendo a economia de energia por meio da iluminação natural.

retrofit_da_glasstec_viracon
Retrofit da GlassecViracon no edifício comercial Torre da Boa Vista, no Rio de Janeiro (RJ): vidros laminados verdes com desempenho de controle solar

poupatempo-lapa
Com a correta manutenção e limpeza, a estrutura da obra do Poupatempo Lapa-SP foi feita para durar pelo menos um século.

glassecviracon-hotel-holiday
Projeto da GlassecViracon no Hotel Holiday Inn, em São Paulo (SP): vidros laminados incolores com desempenho acústico.

transformacao_em_fachada
Substituição de fachada em processo de retrofit acompanhou a renovação da empresa Capemisa, no Rio de Janeiro (RJ).